quarta-feira, 21 de março de 2012

Conheça os projetos ProJovem e Ação Jovem desenvolvidos em Sete Barras

O que são os projetos

Tendo como meta um quadro social igualitário, a cidade de Sete Barras mostra uma frente de desenvolvimento humano séria, trabalhando tanto a geração jovem quanto a de mais idade. Hoje estaremos falando de dois grandes programas desenvolvidos no município: o ProJovem e o Ação Jovem.

Aplicação de cursos é uma das atuações dos programas.


O Programa Ação Jovem estimula a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos jovens beneficiários continuar o aprendizado para seu desenvolvimento pessoal, para sua inserção no mercado do trabalho e para fomentar sua preparação para o efetivo exercício da cidadania. Para que eles possam prosseguir os estudos é fornecido um benefício mensal no valor de R$ 80,00.

Uma vez por mês acontecem reuniões com os alunos e seus pais, separadamente.

Já o ProJovem Adolescente é destinado a jovens pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou em situação de risco social. Àqueles que participam há um acréscimo de R$ 38,00 na renda de suas famílias.

É hora de agir

Sete Barras e Você conversou com Mirian Quirino Ferreira, Coordenadora de Projetos, que nos explicou sobre a atuação e o alcance de ambos os programas no município de Sete Barras.

As aulas são realizadas de terça a sexta-feira, de acordo com a seguinte agenda:
  • Terça-feira: temas para discussão, como sexualidade, drogas e violência. Esse espaço de diálogo entre os jovens é mediado pelas coordenadoras. Há três trabalhando no projeto: Alcione Gomes de Moura, Milena Agripina Mendes e Cilene das Neves Cardoso Rocha;
  • Quarta-feira: atividades físicas desenvolvidas pelo professor Ednei;
  • Quinta-feira: Capoeira, com aulas ministradas pela professora Rosângela. Aqueles que, por qualquer motivo, não podem participar das aulas desenvolvem atividades alternativas, como pintura em tecido e corte de cabelo;
  • Sexta-feira: Aulas práticas de grafite, com o professor Jairo.
    O Ação Jovem atende 145 alunos, enquanto que o ProJovem atende 65 garotos e garotas. O pessoal se reúne no centro de Sete Barras, mas há também uma unidade no bairro Saibadela, com 25 alunos, desenvolvendo o ProJovem, Ação Jovem e PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).

    "Todos os dias são servidos almoço e um lanche à tarde", conta-nos Mirian. "Assim quem mora na Zona Rural pode se alimentar antes de participar das aulas".

    Os garotos e garotas que participam destes projetos somente são desligados se forem reprovados na escola que frequentam, tiverem uma média de frequência abaixo de 75% (na escola ou nos programas) ou quando terminam o ensino médio.


    Galera animada praticando esportes no Ginásio Sebastião Souza.

    0 comentários:

    Postar um comentário