quinta-feira, 15 de março de 2012

Saiba mais sobre o projeto Ler e Escrever implantado em Sete Barras

O Programa Ler e Escrever é uma grande iniciativa da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, e que está funcionando a todo o vapor na cidade de Sete Barras, SP. Trata-se de um grupo de medidas que visa promover melhorias em toda a rede de ensino, destinado às crianças que cursam o Ciclo I (1ª a 4ª séries).

Sete Barras e Você foi conversar com Tatiane Sayuri K. Paludeto, Coordenadora Geral do Programa Ler e Escrever, e Denize Paladine, Coodenadora de Projetos, para saber mais dessa fantástica ferramenta.

"O objetivo é promover, acompanhar e capacitar", diz Tatiane, "organizar ações que contribuam para atender os alunos que não atingem o avanço suficiente na alfabetização dos ciclos, além de promover o desenvolvimento da competência leitora e escritora desses alunos, permitindo uma melhor progressão na vida escolar".

As coordenadoras recebem capacitação todos os meses em São Vicente, além de participar de cursos também em Registro. Elas então repassam tudo às coordenadoras pedagógicas locais que, por sua vez, transmitem o upgrade aos professores da rede de ensino; "é um trabalho de multiplicação", enfatiza.

Denize, que já foi tutora do Programa Pró-Letramento pela Unicamp, diz que o "material (do Ler e Escrever) é muito rico e faz o aluno pensar no sistema". Ela também no conta que tudo o que é passado para as coordenadoras é fruto de muitas horas de estudo, e resultado de referências teóricas. "Nós adaptamos tudo o que nos é passado para a realidade de Sete Barras".

"Nosso desejo é que as crianças fiquem mais reflexivas, participativas e críticas, inseridas no contexto social", diz Tatiane.

As coordenadoras disseram a Sete Barras e Você que as escolas municipais estão recebendo jornais diariamente e, em breve, revistas, para que todos os alunos possam, juntos, exercitar seu papel de cidadãos.

As coordenadoras Tatiane Paludeto e Denize Paladine exibindo material didático.

0 comentários:

Postar um comentário